Jornal da Universidade Federal do Pará. Ano XXX Nº 130. Abril e Maio de 2016

Novo olhar sobre a Matemática

Alunos participam e encenam espetáculos propostos
pela nova metodologia

por Paulo Henrique Gadelha /Abril 2011
foto Acervo do Pesquisador


Historicamente, a Matemática foi concebida como uma ciência hermética e desinteressante. É comum escutarmos relatos de experiências traumáticas quando o assunto em questão é o aprendizado da disciplina. Seria possível, então, estudar os conteúdos matemáticos de uma forma alternativa e atraente, tornando-os inteligíveis para os alunos e eficiente para o professor?

Para essa indagação, o professor João Batista do Nascimento, da Faculdade de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) da Universidade Federal do Pará (UFPA), não titubeia em afirmar que sim. A resposta tem respaldo na metodologia criada pelo próprio docente: o uso do teatro na aula de Matemática.

De acordo com o professor, a didática consiste em trabalhar os conceitos dessa área de conhecimento de uma maneira em que os alunos possam assimilar os conteúdos de forma lúdica e prazerosa. “Com o auxílio do teatro, a criança vai perder o medo da Matemática e passar a ter uma nova visão sobre a disciplina, pois a linguagem teatral tem o poder de despertar os nossos sentimentos e emoções. Dessa forma, após vivenciar no palco o que sempre foi considerado enfadonho, o aluno vai ter mais sensibilidade para aplicar a Matemática no seu cotidiano”, afirma o professor João Nascimento.

Com o primeiro resultado prático de sua metodologia, o professor criou, em 2003, o Projeto de Extensão “Atividades de Matemática para 3ª e 4ª séries”, o qual vigorou durante aquele ano na UFPA e contou com a ajuda de quatro alunos que cursavam Licenciatura em Matemática na Universidade, na época. A iniciativa recebeu, ainda, apoio do Clube de Ciências do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática e  Científica (NPADC), atualmente Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), e da Faculdade de Matemática.

As atividades da iniciativa aconteciam aos sábados no Clube de Ciências. Nesses encontros, crianças do bairro Guamá entravam em contato com a Matemática não só por meio de peças de teatro, mas também por utilização de jogos e outras brincadeiras. Essas dinâmicas, segundo João Nascimento, são eficientes, pois contribuíam para uma melhor fixação dos conteúdos.

Espetáculo conta origem das figuras geométricas

Após essa experiência, o professor pensou em criar um espetáculo teatral que pudesse consolidar o seu trabalho. Então, João Nascimento elaborou a proposta da peça chamada “De ponto em ponto formamos...”, na qual os personagens representam elementos da Geometria Plana. O objetivo era discorrer a respeito dos conceitos básicos desse tópico da Matemática, tudo de forma informal e bem humorada.

A peça era dividida em cinco atos: OH! Sujeito quadrado! (ato 1); Triângulo Amoroso (ato 2); Círculo Vicioso (ato 3); Tem que andar na linha (ato 4); Ponto Finalmente (ato 5). No momento das encenações, os personagens (elementos matemáticos) se apresentavam, explicavam suas funções e  peculiaridades contracenando uns com os outros. A proposta foi apresentada em instituições de ensino superior no Pará, adequando o conteúdo à realidade local. No Campus Universitário do Baixo Tocantins (CUBT) da UFPA, em Abaetetuba, isso aconteceu durante a realização da disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino de Matemática, ministrada pelo professor Aubedir Seixas Costa, que também desenvolveu o trabalho nos municípios de Breves, Tailândia e Concórdia do Pará.

A metodologia foi batizada de “Matemática e Teatro – da construção lúdica à formalização”. A forma alternativa de ensinar Matemática ganhou notoriedade na mídia local, nacional e até internacional, sendo divulgada em Portugal.

Modelo tradicional é deficiente e ultrapassado

Apesar de defender com afinco o seu método, o professor mostra-se cético quanto a possíveis mudanças no modelo tradicional de se ensinar a ciência na rede básica, o qual ele considera extremamente deficiente e ultrapassado. Um problema que não se restringe ao Brasil, “o ensino de Matemática praticado aqui é de péssima qualidade. Essa realidade ultrapassa as fronteiras do País e se estende por toda a América Latina. É premente a necessidade de melhorar o ensino. Não adianta mais o professor apenas se limitar a escrever uma definição no quadro e o aluno copiar. E para atingir a qualificação esperada, o docente precisa buscar novos métodos. Porém não vejo uma movimentação intensa nesse sentido”, declara João Nascimento.

Para o professor, um dos fatores que contribuem para essa realidade é a concepção de que o aluno da rede básica não faz ciência. “Isso é falso. Eles produzem ciência tanto quanto quem está na universidade. Agora, é claro que existe uma diferença na densidade da produção. Isso é natural. Mas a produção do ensino básico não deixa de ser científica por ser menos complexa”, considera.

O próximo desafio de João Nascimento é produzir um livro que contemple todo o histórico da sua metodologia, para auxiliar estudantes e professores. A obra deve conter as dinâmicas envolvendo  teatro e também poesia, música e outras vivências. O projeto já tem título “Matemática para Aprender e Ensinar”. Faltam alguns detalhes para a publicação, no entanto o professor já usa o esboço do material para auxiliar alguns colegas que têm interesse no trabalho.

“Não consigo visualizar grandes mudanças. Porém continuo insistindo em relacionar o teatro com a Matemática. Quero que as crianças não se limitem a aplicar o conhecimento em um papel frio de prova, mas possam defender o seu saber com todos os recursos e emoções disponíveis”, finaliza João Nascimento.

comentários (150)
Agradeço e se quiser conhecer
escrito por Prof. João Batista do Nascimento, abril 06, 2011
Agradeço toda equipe pela oportunidade na divulgação das nossas propostas.
Todo que desejar mais informações, material e conhecer outras propostas é só pedir pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , que enviarei com prazer.

Material sobre esse trabalho.
escrito por Daniel Junquer, abril 06, 2011
Olá, sou professor, coordeno atividades e projetos na escola onde leciono aqui no Vale do Jequitinhonha, em MG. Gostaria de receber material sobre essa atividade maravilhosa de vcs aí na UFPA. Teria como voces me mandarem, por exemplo, o roteiro da peça sobre geometria?
Muito interessante a matemática através do teatro
escrito por Antônia martins de Lima, abril 07, 2011
Olá professor
Lí e achei muito interessante seu trabalho, a matemática precisa ser vivenciada de forma que os protagonistas sejam os próprios alunos e essa forma ousada, destemida e criativa poderá levá-los a um novo olhar para esta tão bela disciplina. Divulgarei seu trabalho nas escolas onde leciono aqui em São Paulo.
Parabéns!
Antônia
Matemática e Imaginação
escrito por Conceição Ferreira, abril 07, 2011
Penso que o seu trabalho é muito importante por desmistificar várias idéias, 1º) de que só aprende matemática aqueles que nasceram predistinados para isso, 2º) são os alunos mais inteligentes que têm sucesso na aprendizagem da matemática, 3º) o estudo da matemática não contempla o estudante comum, 4º) que estudar matemática é algo "sério" sem imaginação, 4º) que as metodologias de ensino da matemática deverão ser "sóbrias" sem riso e alegria. Parabéns por divulgar que a matemática faz parte da vida.
Novo olhar sobre a Matemática
escrito por Léa Paraense Serra, abril 08, 2011
Que bom! Precisamos realmente de mudanças urgentes, as avaliações oficiais nos dão indicativos do ensino ultrapassado nessa disciplina (só nela?), cuja aprendizagem deixa a desejar.

Parabéns, professor João Nascimento.
Coragem
escrito por Alexandre Damasceno, abril 09, 2011
Trabalhar nesta perspectiva de incentivar os alunos se interessarem por um conhecimento rigido e as fechado como a matemática, não é simples. Parabéns pela dedicação, iniciativa e proncipalmente pela CORAGEM PROFESSOR - EDUCADOR JOÃO BATISTA
CORAGEM
escrito por Alexandre Damasceno, abril 09, 2011
Parabéns professor e educador João Batista, pela dedicação e coragem por se tratar por um conhecimento rigido e muitas das vezes fechado como é conhecimento matemático.
Abs
Alexandre Damasceno
Pesquisa
escrito por Walter Aparecido Borges, abril 09, 2011
Olá professor.
Sou aluno de doutorado de educação matemática da UNIBAN SP, estou pesquisando a mudança de linguagem dos alunos que se apropriam das vozes históricas da matemática(Boero, Robotti, Pedemonte, Sfard) e acho que tem muito a ver com as suas atividades, se puder me mandar algum material agradeço.Parabéns pela iniciativa.
Abraços
MATEMÁTICA PARA PNEE
escrito por gean rodrigues de almeida, abril 10, 2011
olá !!!!! adorei a matéria, muito interessante, gostaria de saber se voces tem algo adaptado para deficientes intelectual, trabalho com essa clientela epreciso de ideias de jogos ou alguma atividade atarente. muito obrigada pela atenção.
Matematica através do Teatro
escrito por Antonio Tadeu de Paula, abril 10, 2011
O seu material é riquíssimo e muito interessante para trabalhar tanto na educação básica somo na licenciatura de matemática, pois são os futuros profissionais da educação.
Parabéns professor João Naqscimento.
Matemática viva
escrito por Germán Gomero Ferrer, abril 11, 2011
Acho excelente a iniciativa do professor João Nascimento. A Matemática no ensino básico é geralmente apresentada às crianças apenas de modo formal. Devemos buscar maneiras de introduzir a Matemática que sejam mais significativas para a criança. O teatro é uma ótima idéia.

Em Ilhéus estamos começando uma série de atividades de Matemática Recreativa e Experimental, com alunos do ensino médio, como modo de introduzir conceitos matemáticos de modo significativo para alunos destas séries.

A Matemática Recreativa e Experimental é apenas outra alternativa de fazer Matemática significativamente com jovens e crianças em idade escolar. Gostaria de conhecer melhor o trabalho do professor Nascimento.
A matemática é bela. Através de teatro então....Belíssima!
escrito por Marilene Neves, abril 12, 2011
Arrasooouu,Profº!Amei sua brilhante ideia. Se possível, como você escreveu, gostaria de receber informações, material e conhecer novas propostas.Precisamos de mudanças no ensino dessa maravilhosa disciplina, para que os educandos aprendam de forma mais eficiente e prazerosa.
Parabéns! Que imaginação hein?!
Excelente trabalho! Parabéns!!!
escrito por Rosiane, abril 13, 2011
Parabéns professor João Nascimento! Estou no 7° período do curso de Matemática, e como futura professora vejo que precisamos estar sempre em busca de novas idéias para repassar aos alunos uma aula dinâmica e divertida, mesmo que seja de uma disciplina que muitos não gostam. Nosso papel é fazer o aluno aprender matemática com prazer e pra isso precisamos torná-la interessante para os que não acham.
Brilhante trabalho!
Teatro e o ensino de ciencias e matemárica
escrito por carlos alberto nascimento, abril 15, 2011
Caro prof.João,
Sou prof. de fisica e uma dos gestores da Escola Parque-Rio de Janeiro.Fiquei muito curioso em conhecer melhor a sua proposta e,gostaria de divulgar esta experiência em todos os segmentos da escola.Temos uma experiencia com a implantação de uma disciplina que chamamos de "ciência e arte",onde o teatro é uma das linguagens utilizadas na promoção do diálogo entre razão e sensibilidade.Aguardaremos o contato.
Abs,
Carlao
Deixe e-mail ou peça
escrito por Prof. João Batista, abril 15, 2011
Todo que deixar e-mail coloco nas minhas listas de divulgação das minhas pesquisas. Se não pedir pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e não chegar, faça o favor de solicitar por um desses: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

O espetáculo da matemática
escrito por Jefferson Santos, abril 15, 2011
Muito interessante seu trabalho, sou professor de matemática e química gostaria de receber seu mterial para poder fazer algumas adaptações, pois já tenha visto algo parecido só q o material éra muito complexo então, gostaria de fazer algumas adaptações para aplicar no ensino fundamental de Tracuateua, onde eu resido e leciono
A mudança é por aí....
escrito por Elba Rodrigues, abril 17, 2011
Profº João
Parabéns pela coragem em ousar o diferente. Acredito que a criatividade e o compromisso com o ato de ensinar/aprender perpassa por uma forma diferenciada de articular sua prática pedagógica. Gostaria de receber mais informações e sugestões de trabalho.
Grata
Professora Especialista em Fundamnetos da Matemática Elementar
escrito por Jorgina Socorro, abril 17, 2011
Olá!
Gostei muito sobre o assunto de Geometria. Gosto de está recebendo tudo que se refere a Matemática. Agradeço o envio e parabenizo pelo trabalho de vcs!
Abraços,
Professora Jorgina Socorro
Matematica: O MONSTRO QUE ASSUSTA.
escrito por jose da silva camargo, abril 20, 2011
Não tive tempo de ler na integra sua materia mas, o suficiente para lhe dar total razão. Veja o caso do teorema de pitagoras, uma verdadeira recitação sem muito proveito, parecendo mais uma ladainha do tipó "mantra" Só fui me dar conta da importancia quando uma professora de historia mostrou na tv como se domestica a "fera"
Ela desenhou tres quadrados na vetical com mais tres na horizontal; formando um "ele" repetiu o mesmo com quatro quadrados. multiplicou os respectivos; cada grupo por si proprio, e somou-os dando como resultado= 25. Novamente desenhou cinco quadrados de igual proporção, agora na diagonal. Multiplicou 5 x 5 = 25. Dai recitou a "ladainha" a soma dos quadrados de 3 e de 4, estraindo a raiz quadrado é igual a raiz quadrada de 5 ao quadrado. Ufa; que facil !!
Visita
escrito por Milene Salete, abril 24, 2011
Bom dia Prof. recebi sua visita no meu Blog e vim conhecer o seu!!Atividades ricas e bem dinâmicas!!!Adoreiiiiiiii vou repassar seu blog!!! Bks e muito sucesso no que faz tão bem!!
Milene Salete
coordenadora do ambiente informatizado de 1º á 5º ano
escrito por GLAUCIA , abril 24, 2011
dou apoio no AI(ambiente informatizado)aos alunos do curriculo com dificuldade em matemática aproveitando os jogos educativos que tenho para que possam sanar suas dificuldades brincando percebendo a matematica de forma divertida e prezerosa.Busco orientá-los a partir dos seus erros.Parabens pelo seu trabalho. Me chamou atenção seu trabalho com geometria.
As artes da matematica no teatro!
escrito por Paulo roberto p., abril 24, 2011
Apenas um olhar na aréa que insere os cegos e surdos num conjunto de matemáticamente coisas geométricas como conceito cênico.
sem mais pelo momento este se faz meu comentário.
Oba! matemática.
escrito por Carmen Ferreira, abril 26, 2011
Olá Professor João Batista
Senti-me orgulhosa por teres lido em meu blog "Mais Reflexão" e achei ganial a idéia de mediar matemática através do teatro.
Alfabetizei matemática nas séries iniciais, atraves de jogos, desde a contagem até a famosa tabuada, e consegui muito sucesso com isso, tentei divulgar meu método de ensino mas devido a muita resistência dos professores, desisti. Na área, além de jogos, utilizei muitas pesquisas, os alunos pesquisavam sobre a história da matemática, os grandes filósofos e em que contribuiram. É interessante a história porque os alunos acham que o professor que criou esta ciência.
Gostaria de receber informações, novas idéias e propostas e materiais sobre esta nobre disciplina.
A nobre disciplina
escrito por Carmen Ferreira, abril 26, 2011

Carmen disse...
Olá ProfºJoão
Senti-me honrada por compartilhar meu blog com pessoas tão nobre como você.
Atualmente estou afastada da sala de aula, trabalhando no ambiente informatizado da escola.
Fui alfabetizadora muitos anos e durante este tempo fiz da matemática uma disciplina de jogos e materiais concretos, desde a contagem até a famosa tabuada, obtendo assim bastante sucesso. Mais tarde passei para a área e continuei com confecção de jogos, muita pesquisa e históra da matemática, grandes filósofos. Foi muito bom, tentei divulgar meu trabalho mas enfrentei desinteresse.
Gostaria de receber informações, conhecer novas propostas e materiais de você.

Teatro & Matemática é show!!!
escrito por Maria Gorete, abril 26, 2011
Professor, lhe parenizo pela ousadia de lançar propostas metodológicas inovadoras para ensinar e aprender Matemática de maneira prazerosa. A ideia do teatro me deixou curiosa e interessada em vislumbrar com a proposta.Quando estiver disponível o acesso a esse material eu gostaria de conhecê-lo.
Sucesso!!!
Parabéns!
escrito por Yza, abril 30, 2011
Professor, amei conhecer sua maneira de fazer da matematica algo interessante e prazeroso de aprender. Faço pedagogia e futuramente trabalharei com essa disciplina. Mas ainda tenho receio de como vou aplicá-la na sala de aula. Portanto, gostaria de receber sempre materiais sobre a matemática. Parabéns! Desde já agradeço.
Matemática
escrito por Madalena, maio 02, 2011
Gostei muito do texto, poderia me enviar material.
obrigada
Arte e matemática, sempre é possível!
escrito por Solanis Regina de Oliveira, maio 02, 2011
Parabéns, professor! Fiquei muito curiosa em saber como seria o roteiro dessa peça. Fico aguardando seu livro e tenho certeza de que será um sucesso. Como você, sou professora de matemática e sempre aposto que a arte e a matemática podem caminhar lado a lado. Fiquei muito feliz em conhecer seu trabalho através de uma postagem em meu blog( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).Compartilhar boas ideias e sempre a favor da matemática, é tudo de bom!
Que inovação!
escrito por ALZENI PINHEIRO, maio 03, 2011
Parabéns! Gostaria muito de conhecer o roteiro para trabalhar em minha escola. Sou professora de Língua Portuguesa, mas tudo que pode ajudar no aprendizado dos alunos da escola em que trabalho me interessam .
Obrigada por compartilhar essa brilhante ideia.
Agradecimento
escrito por José Valdejá da Silva, maio 03, 2011
Obrigado pelo convite para visitar sua página, gostei. Parabéns e aproveitando também agradece pela passada no blog da nossa escola e ter deixado lá o seu endereço.
jogos
escrito por cristina, maio 06, 2011
olá , vc deixou uma dica no meu blog e eu to louca pra saber mais sobre seus jogos , pod me enviar o material por email , agradeço sua presença , abraço.
Expansão para o ensino médio.
escrito por Luziana Costa da Silva Ferreira, maio 08, 2011
Parabéns, professor pela iniciativa. Pecisamos inovar as nossas práticas pedagógicas e o senhor só vem incentivar os professores que não estão satisfeitos com os resultados obtidos através das ministrações de aulas puramente tradicionais. Sou professora de matemática no ensino médio e gostaria de saber se o senhor dispõe de material que possa me auxiliar. Agradeço desde já e desejo muito sucesso!
Deus te abençõe, sempre!
sobre
escrito por Cleiry, maio 10, 2011
Olá. Não se preocupe com a falta de perspectiva para "grandes mudanças". Elas virão, o processo é muito longo. Talvez ainda que viva até os 120 você não as veja... Educação é um processo longo e que precisa ser abraçado por todos, aliás, penso, que para o Brasil saber de fato o que é Educação, digo o Brasil em todos os seus lugares, longe/perto/desconhecido, são necessários, pelo menos, uns 40 anos de trabalho intenso, intenso.
Mas, enquanto isso não acontece, são projetos como o seu que podem ir semeando desejos e crescimentos. É a sementinha. O fruto demora.

Abraço e bom trabalho.
Ensino da geometria através do teatro
escrito por Jucelly Sheila Chaves , maio 16, 2011
Professor João, sou acadêmica do 4° ano de Matemática (licenciatura)tive uma experiência muito intessante do ensino de geometria através do teatro. O projeto Universidade Sem Fronteiras permitiu que apresentassemos um teatro de aproximadamente 45 min em 12 escolas. Estou escrevendo um artigo sobre essa experiência.Desejo enviá-lo para o EPREM. Gostaria que o professor se possivel me enviasse material (artigos e trabalhos) para melhor fundamentá-lo.A experiência foi sensacional.Merece um artigo. Obrigada . Aguardo contato.
PARABÉNS!
escrito por Isabel Satico Oshima, julho 15, 2011
Nós professores de Matemática, não somos mais aqueles que os alunos tinham "medo" o "bicho-papão". Muitos achavam que éramos apenas técnicos e não sabíamos criar. Hoje percebe-se que muitos professores da nossa área são criativos e dedicados. Esse trabalho com teatro e Matemática define bem isso. Muito legal o seu trabalho. Se puder me enviar o roteiro das peças teatrais adoraria receber. Quem sabe meus alunos poderiam apresentar na Escola. Estou justamente trabalhando com eles o conteúdo de geometria.
Obrigada.
Práticas de ensinar e aprender ou de aprender a ensinar?
escrito por Lilian de Souza Vismara, agosto 20, 2011
Prezado Professor João Nascimento,

Sou professora em cursos de ensino fundamental 2, médio e graduação de licenciatura em Matemática e, acredito que o nosso maior desafio seja desmistificar a ideia de que a matemática é um conjunto de técnicas a serem dominadas por poucas pessoas ("as inteligentes").
Evidenciar novas metodologias e práticas ampliam as possibilidades a serem aprendidas para ensinar e tornar o processo de ensino e aprendizagem (para o professor e para o aluno) uma atividade divertida e prazerosa! Penso que a sua iniciativa nos traz essa contribuição, muito obrigada!
Gostaria de conhecer um pouco mais o seu trabalho, assim, se possível, me encaminhe materiais e também divulgue quando seu livro for publicado!
Parabéns!
A Arte na Matemática.
escrito por Maria Rita Costa da Silva, agosto 20, 2011
Obrigada, Professor, sua iniciativa so vem somar a algumas experências que já venho desenvolvenedo na escola em que trabalho. aqui no Acre.
muto obrigada pelo Material.
e Parabéns.
quero aprender com voce
escrito por fernanda, agosto 21, 2011
Gostaria de poder ajudar na orientação aos professores de matematica que atuam na escola que administro.
Contudo, parabenizo-o.
Professora fernanda Callado
Diretora da Comunidade do Ninive.Baixo Acará-PA
Comunidade Quilombola- Escola Municipal de E. F. Geraldo José de Lima
...
escrito por Andréia, agosto 27, 2011
Quando apredemos através da prática o aprendizado se torna mais eficaz. A geometria até tempos atrás era desconsiderada e hoje vê-se uma importância cada vez mais crescente nesse eixo da matemática. Um das coisas que fazemos na escola em que leciono, é relacionar a literatura com a matemática. Há diversos livros infantis que podem ser explorados para se ensinar matemática, inclusive, geometria.

http://profa-andreia.blogspot.com
precisamos incentivo verdadeiro
escrito por Geraldo Onofre Pereira de Oliveira, agosto 31, 2011
saudações! caro professor, estive lendo suas colocações sobre a aprendizagem da matemática, e achei muito proveitosa, outrossim esclareço que, nos meus anos de magistério, sou aposentado, passei por muitos problemas, e o que mais me atrapalhou foi a falta de incentivo das autoridades, voltadas para a educação no brasil. a própria natália timbeg, numa entrevista coloca, que a educação no brasil é brincadeira. então, temos que fazer das tripas o coração. não temos nada, nem salário digno para entregarmos uma matemática arrumada para nossos alunos, dava aulas em 3 escolas e mal em todas elas, mas precisava comer e vestir. alguma coisa consegui, mas longe do que sonhei, meus professores davam aulas de verdade, mas todos tinham boas condições, até carros, quando eu só tenho uma bicicleta. é duro, mas falta uma política séria nesse país. sua ideia é genial, mas sem dinheiro, nada acontece. obrigado!
Disseminar boas práticas
escrito por Flavia Amaral Rezende, setembro 14, 2011
Ola professor João Batista
Belissimo trabalho! O senhor tem interesse em disseminá-lo? Tenho um trabalho junto a periferia de Atibaia, SP (Projeto Acreditar Jovem) que fez parte de minha pesquisa de Doutorado em Artes Unicamp (http://powerjovem.blogspot.com/). O Projeto continua e agora vamos ampliar com os jovens que por ele passaram inclusive na direção do "reforço escolar" e idosos. Gostaríamos de continuar a com a mesma consistencia cientifica e poderiamos, se autorizar, montar o Teatro Matemático como parte de nossas praticas. Aguardo seu contato.
Inovação
escrito por Jordana Monteiro, setembro 15, 2011
Olá professor, essa prática é realmente é muito interessante, só em tornar a matemática atrativa para os alunos, que normalmente pensam que é "um bicho de sete cabeças"... é realmente um projeto inovador que levará a matemática ao topo. Sucesso e obrigada por compartilhar!
Um Ensino Motivador
escrito por Janete, setembro 28, 2011
Hoje em dia os alunos não apresentam interesse em aprender. E nós, professores, tentamos motivar os alunos para aprendizagem, esse projeto é muito interessante pois atende nossos objetivos. São ideias desse tipo que fazem a educação atingir o sucesso. Parabéns!
matemática ensinada de forma diferente
escrito por Lia Sartori, outubro 02, 2011
Parabéns Professor , achei muito boa e interessante a ideia. Fazer teatro, músicalizar, fazer poesias. Assim realmente envolve os alunos e faz um verdadeiro aprendizado. Com prazer e emoção tudo se aprende e o cérebro, certamente, fixa melhor!
Gosto de escrever poesias , se quiser a minha colaboração para o livro, conte comigo! Abraços.
Daqui de Santa Maria/RS, Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Alguns Cuidados
escrito por Renato, outubro 19, 2011
Parece interessante. Tem que tomar MUITOS cuidados com isso, por exemplo: um professor pode conseguir um excelente resultado com teatro, mas outro pode não ter o jeito de conduzir tal atividade, ele teria que inventar outra coisa que conseguisse fazer bem...
Outra coisa: restringir-se a este método é erro, o único ponto em que me deu esperança de que esse erro não é cometido neste caso foi no título "... da construção lúdica à formalização". Mesmo que seja enfadonho, formalização é absolutamente necessário em matemática, do contrário não é matemática. O meu medo é que algum professor fique empolgado com a ideia e acabe fazendo o trabalho pela metade... só a parte "lúdica" não é suficiente.
Oi, João
escrito por Elida, novembro 12, 2011
Enquanto a maioria insiste nos erros, alguns focam na solução. :)
Parabéns pelo trabalho e dedicação.

Bjs carinhosos
Peço a todos mais uma vez
escrito por Prof. João Batista do Nascimento, novembro 15, 2011
Reaviso a todos que, por favor, nos dos comentários deixei e-mail para que peça material e mais informações. Posto que, alguns de vocês estão pensando que esse seria meu blog e eu teria como saber o e-mail de quem enviou. Entretanto, não é isso e é apenas um setor de divulgação da UFPA.

Caro Renato. Não acreditamos que nenhuma proposta metodológica seja suficiente para envolver toda uma turma. Por isso, essa é apenas uma delas. E a nossa proposta do teatro exige apenas conhecimento matemático do docente de matemática para que faça um ensino que possibilite, num trabalho conjunto com o de artes e linguagem, ao estudantes até fazerem teatro. Obviamente, o docente de matemática tem que se encantar é por matemática, há mais detalhes e terei prazer enviá-lo, se quiser, por e-amil.
Como faço para receber a proposta ?
escrito por Haroldo Granjeiro, novembro 24, 2011
Bom dia, Profº João.Gostei da proposta e peço mais material se for possivel. Atualmente morro da cidade de Porangatu-GO. E trabalho na Universidade Estadual de Goiás- UEG e talves seja possivel implementar a proposta como um projeto de extensão.
Ficarei muito grato.
< Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. >
Do seu ex-aluno Haroldo
Matemática e teatro
escrito por Raimundo Nonato souza Alves, dezembro 03, 2011
Professor, fui seu aluno tanto na graduação quanto na especialização, fico feliz pelo senhor e gostaria que se fosse possível o sr. me apresentasse esse material para socializar com meus colegas da área e logicamente com nossos alunos. Um abraço, valeu.< Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. >
O desvendar da matemática
escrito por André R. de Oliveira, dezembro 07, 2011
Olá, Prof.João Batista
Acredito que atravez do lúdico, tudo se torna mais interessante e a memória de infância ninguem esquece, fica gravado pra sempre.
Estou cursando 4ºsemestre licenciatura plena matemática na modalidade EAD, aqui desenvolvemos duas atividades por semestre,com o desvendar da matemática atravez de jogos, quero lhe parabenizar pelo trabalho, e que outros professores tenham a mesma coragem de mudar sua didatica de ensino, para que no futuro o prof. de matematica seja recebido com aplausos e respeito.
A matemática
escrito por Cailey Freitas Novaes, janeiro 07, 2012
Olá, com estas propostas e como tenho uma professora de Arte muito competente vou fazer uma parceria e tem tudo pra dar certo!! vc está de parabéns
A MAGIA DA MATEMÁTICA
escrito por João Carlos Pharaoh, janeiro 19, 2012
João Nascimento a matemática, na maioria das vezes, é vista como uma disciplina pronta e acabada, sem espaço para a criatividade. É importante analisar os métodos de ensino e propor mudanças que tornem as aulas mais dinâmicas, como você mostra. Parabenizo você pelo trabalho e por socializar esse material rico em seu site. Sucesso!

Proposta interessantíssima!
escrito por Taís Peixoto Alban, janeiro 24, 2012
Olá professor,
Estou como coordenadora do programa Mais Educação em Eunápolis - BA e gostei muito da sua proposta de trabalho e gostaria, se possível, de receber materiais que pudessem ser divulgados e trabalhados na oficinas do Mais Educação do nosso município.
Aguardo um retorno.
Taís
...
escrito por angela, janeiro 24, 2012
Professor acredito que educação é o que vc esta fazendo. transformando conceitos em arte e com o lúdico transforma o "bicho de sete cabeças" da Matemática em conhecimentos prazerosos.
O Ensino da Matemática diferente
escrito por Josefa Núbia, janeiro 25, 2012
A ideia é boa, o ensino deste matéria precisa ser inovado... Tudo muda, se atualiza e o ensino desta matéria necessita de novidades.
Inovação Matemática
escrito por João Maria de Oliveira, janeiro 25, 2012
Parece-me muito interessante a sua ideia de teatralizar as ensinagens" da Matemática mas parece-me que enquanto não "esmiuçarmos" as noções não há teatro que lhe valha. Enquanto continuarmos a dizer aos nossos alunos que qualquer número elevado a zero dá sempre um porque sim é um axioma não há teatro que nos valha. Mas a ensinagem da Matemática está cheia destas habilidades de não explicar coisa nenhuma. Como é que se consegue por os alunos a trabalhar potenciação e radiciação sem dominarem a contagem por bases sem ser o decorar sem perceber o que na realidade se passa?
Muito bom!
escrito por Marilda vieira do nascimento couto, fevereiro 01, 2012
No final do ano de 2011, fiz com uma turminha de 6º ano, com o musical somar é legal,deu para trablhar socialização, responsabilidade, compromisso, além do conteúdo especiico da matemática.
Parabéns!
escrito por Ismael, fevereiro 01, 2012
Professor, parabéns pelo o brilhante material desenvolvido. A matemática tem que deixar de ser o "patinho feio" das disciplinas lecionadas nas escolas, e ser mais prazerosa. Isto é o que o Senhor está fazendo.
A Matemática é Vida!
escrito por martha veronica santos, fevereiro 02, 2012
Parabenssssssssssssss!Que maravilha prof. excelente iniciativa.Precisamos de mudanças no ensino dessa maravilha que é a matemática.E eu aqui pertinho sem conhecer essa idéia inovadora,por isso, necessito receber informações e conhecer novas propostas.
...
escrito por Tatiana de Morais Bonfim, fevereiro 04, 2012
gostaria muito de receber o material, fiquei super interessada, quero me prepara melhor e toda a ajuda que estiver será maravilhoso. Amo a matemática.
Experiência
escrito por EDISON, fevereiro 04, 2012
Parabéns João.

Gostaria de realizar uma aula como experiência. Tenho turma de 7º ano, o que você sugere?
matemática e fotografia
escrito por joão sanches, fevereiro 07, 2012
João Batista sou professor de matemática, fotografo e estou produzindo documentários. Gostaria de conhecer melhor o trabalho de vocês e participar com a inserção da fotografia e do documentário na matemática.
Parabens
escrito por Graça Tavares - SEMEC Colorado do Oeste - RO, fevereiro 07, 2012
Caro professor, sua proposta é excelente e o parabenizo pelo dinamismo e preocupação com o ensino da matemática. Obrigada por partilhar conosco suas experiências.
Prof. Graça
Divulgação de eventos
Secretaria Mnicipal de Educação e Cultura
Colorado do Oeste - Rondônia
http://semecol.blogspot.com
Matemática e Arte Senica uma linguagem bem diferente.
escrito por Juracy Lima da Silva, fevereiro 08, 2012
Parbens professor pelo seu trabalho isto pode ajudar e muito a fazer com aulas chatas se transforme em momentos de prazer e aprendizagem significativa.
A Matemática com outro olhar
escrito por Escrito por Odeildes dos Santos Galacho - Abel Figueiredo, 14 de fevereiro de 2012, fevereiro 15, 2012
Que legal! Os novos olhares sobre o ensino da Matemática devem serem aplaudidos. Sou professora das séries iniciais e percebo que as mudanças são valiosas. Siga firme nesta caminhada professor, João Batista. Parabéns!
Licenciada en Pedagogía de la Matemática
escrito por Raquel Abrate, fevereiro 17, 2012
Gracias profesor, por compartir tan interesantes experiencias. Pertenezco a la Universidad Nacional de Villa María (Villa María, Córdoba, Argentina) y soy docente del profesorado en Matemática de dicha institución. Ya leeré cpn detenimiento su trabajo, estaremos en contacto. Un abrazo...
Raquel Abrate
material para trabalho
escrito por fernanda rodrigues daguilar, fevereiro 23, 2012
PARABÉNS AMEI TUDO AQUI E ME MANDE POR FAVOR TUDO QUE ME PUDER... ADOOOOOOOOOOOOOOREI!!!
Blog: Novo olhar sobre a Matemática
escrito por Sonia Portugal, fevereiro 24, 2012
Parabéns Prof.João,
A matemática sempre me inibiu....rrrsss...muito interessante o seu material.
Abraço,
Biól. Sonia Portugal
Matemática fácil acessível
escrito por Marli Bedetti, fevereiro 25, 2012
Gostei muito do seu trabalho,adorei a nova forma de aprender a matemática através do teatro parabéns pelo grande desafio é uma idéia inovador e iluminada.
SUCESSOS
Professora Especialista
escrito por Édia Maria de Souza Costa Melo, fevereiro 27, 2012
Parabéns pelo trabalho! Gostei muito da propost!
Gostaria muito de conhecer e receber o material, pois acredito que será muito útil, pois este ano estarei ministrando aulas de Prática Curricular no curso de Matemática.
Sem Matemática, não dá!
escrito por Profº Ailton Adriano, março 01, 2012
Olá Profº João,

Realmente seu trabalho possui fundamentos extremamente positivos, tenho realizado alguns projetos com as crianças de 1º ao 5º ano em rede pública dentro da disciplina de Informática, e, constantemente exponho à eles a necessidade da Matemática em nossa vida, seja escolar ou cotidiana.
O interessante é que a maioria das vezes não conseguimos é adeptos (outros professores), que abracem a ideia e com isso, temos que realizá-los sozinhos.
Mas por outro lado, temos como aliados os alunos, que mesmo muitos deles estarem paradigmizados que "não gostam de matemática", aos poucos vamos mostrando este universo maravilhoso dos números e o entendimento e explicação do porque dos cálculos. Quando nos tomamos conta, toda turma está envolvida e o resultado é fenomenal.
Um grande exemplo ocorreu ano passado (2011), nas 3 escolas que leciono, desenvolvi um projeto voltado para uma melhoria nas avaliações externas propostas pelo governo e o resultado foi surpreendente, a própria turma concluiram que em 6 meses de dedicação exclusiva na matemática foi suficiente para afastar o fastasma da incerteza na disciplina.

Parabéns pelo seu trabalho e pode ter certeza que em breve postarei em meu blog ( www.ailtonadriano.blogspot.com ) o resultado desta sugestão apresentada por ti.

Abraços e sucesso.

"Estudar SEMPRE, desistir NUNCA!"
Novos métodos
escrito por Professor Estevam, março 01, 2012
Olá Prof.João.Parece que alguém deixou seu link em meu blog e como sou especialista em metodologia de ensino de matemática gostaria de receber seu material,pois leciono na rede oficial de SP e posso lhe dizer que esta muito , muito dificil ensinar matemática.Já fiz uso de inumeras técnicas , mas parece que os alunos demonstram pouco interesse. Mas, como sou teimoso ! vou tentando.Obrigado
Aprender Matemática através do teatro
escrito por Marli Bedetti, março 07, 2012
Parabéns, professor.
É uma forma lúdica de aprender Matemática, prazerosa.Sinceramente muito interessante a nova forma de aprendizagem.
Inovar o ensino da Matemática
escrito por João Maria de Oliveira, março 10, 2012
Parabéns pela ideia Prof João. Sou adepto da teatralização na iniciação da Matemática, e não só, e pratico, ou pratiquei porque sou aposentado. Mas só teatralizar não chega. É preciso começar a Matemática pelo princípio e de forma sequencial e não compartimentada. E a Matemática está cheia de exemplos em que tudo começa pelo meio, senão pelo fim e dado em gavetinhas quando tudo aqui devia estar ligado. Por exemplo: É costume começar a trabalhar as potências, fecha a gavetinha, depois vêm as raízes, fecha a gavetinha, E lá pela entrada dos alunos no ensino superior começa-se a contar por bases e a determinar logaritmos. Então não deveria ser ao contrário? Como é que se pode teatralizar o ensino das potências e raízes, que é trabalho sobre bases se não se sabe contar por bases? Como é que se teatraliza a noção do resultado de x^zero se não se sabe o que significa aquele zerozinho lá em cima? Os meus alunos de 6 anos aprendem logo a contar por bases, a determinar logaritmos e a trabalhar potências e raízes, fraccionárias e de expoente fraccinário e/ou negativo porque está ali tudo à mão de forma sequencial. Por isso Prof. João, teatralizar a didática é ótima ideia, mas não se esqueça de começar tudo pelo princípio. Senão……não!...Digo eu!
projetos de matematica
escrito por Tania Darque Braz de souza, março 21, 2012
Sou professora de matematica e gostaria de receber as atividades praticada por voce.
ficarei inteiramente grata
Tania
parabén!
escrito por ana cecilia valente dos Anjos, março 24, 2012
Professor parabéns!
seu trabalho é maravilhoso.
divulgarei sim, vale a pena, afinal guem um dia não sofreu com a Matemática?
Que Deus o abençoe!!!!
Parabéns
escrito por Soraya Santiago, março 26, 2012
Achei a ideia maravilhosa, gostaria de receber o material para poder trabalhar com meus alunos, pois eu acredito que é uma inovação no ensino da Matemática.
Abraços e muito sucesso.
Projeto de integração Teatro-Matemática
escrito por Romário SilveiraMachado, abril 15, 2012
Só perseguindo o princípio do prazer conseguiremos tornar a Matemática (e qualquer disciplina) algo significativo nas vidas de nossos alunos e alunas. Adorei a proposta e quero receber outras informações-ideias-projetos deste tipo.

Romário SilveiraMachado < Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. >
A Matemática sob um outro olhar
escrito por Sandra Miranda, abril 30, 2012
Gostei muito da proposta, eu já venho trabalhando nessa linha há algum tempo, ainda não consegui montar o teatro, embora já possua uma peça escrita. Trabalho em Icoraci, gostaria de saber se há algum projeto de divulgação junto as escolas públicas. Muito sucesso no livro que vem por aí.
Parabéns Prof. João
escrito por Ana Luiza, maio 06, 2012
Parabéns prof. João pelo excelente trabalho realizado, principalmente em defesa do gênero feminino no aprendizado da Matemática.
SIMPLESMENTE FANTÁSTICO!
escrito por Isabel , maio 25, 2012
Caro Prof. João Batista,
que lição maravilhosa o senhor está nos proporcionando vinculando a tão temida matemática com a beleza e leveza do teatro.Fiquei encantada, e já encaminhei o e-mail para todos os professores da área que conheço na esperança de sensibilizá-los frente a possibilidade de mudar este formato de aula que temos. Gostaria de solicitar material para realizar um trabalho mais sistemático com os professores. Obrigada e parabéns!!!
Geometria analitica com auxilio do geogebra
escrito por RUDHERO MONTEIRO, maio 26, 2012
Olá professor.
De início, gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho que vem fazendo.
Sou aluno de graduação em término do curso de licenciatura em matemática. Estou escrevendo um projeto em que preciso de material referente ao uso de softwares para o ensino e aprendizagem de geometria analitica. Alguma sugestão, material de apoio??
< Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. >
Desde já, agradeço.
Parabéns
escrito por samuel da Mata, maio 28, 2012
Caro professor,
Parabéns pela iniciativa
O livro que publiquei vai de encontro a esta proposta
www.eureka-enigmas.com
< Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. >
Agumas mulheres na História da matemática
escrito por Marilda Correa, maio 28, 2012
Parabéns ,Prof João achei pertinete o assunto e gostaria de receber mais materiais,pois atuo com um 3ºano do ensino fundamental.Prarabéns.
< Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. >
Inovando é que se muda.
escrito por larissa jardim, maio 28, 2012
Parabéns, João- Vc de fato é grande educador. Instiga o aluno a ir além, a querer mais- aprender com prazer.

Felicidades e sucesso.
< Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. >
Grande contribuição para a História da Matemática
escrito por Robespierre Cocker, junho 02, 2012
Fico feliz pela contribuição que o Sr. vem prestando ao ensino da Matemática, em especial ao resgate da História da Matemática com um trabalho robusto quanto à contribuição das mulheres nessa ciência, doravante não haja mais diferenças entre homens ou mulheres matemáticos e sim pensadores humanos na evolução do conhecimento.
Prof. Msc. Robespierre Cocker.
DO TEORICO PARA O PRATICO
escrito por LEOPOLDINA, junho 05, 2012
Olá Professor,sou professora da UFBA li seu trabalho e gostei muito, vou encaminhar para as minhas colegas que trabalham porfessores do ensino de ensino medio.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Vale e como vale conhecer mais e mais....
escrito por sergio laRochevasconcellos, junho 07, 2012
Prezado Prof. Não só trata-se de uma honra receber seus trabalhos, como tenho divulgado o ultimo de matemática que me enviou. Essa metodologia teatral, revela-nos que os sonhos da pedagogia moderna não morreu com Freire, mas continua acessa nos corações de pessoas que amam o que fazem. Quando amamos o que fazemos haveremos de encontrar novos caminhos, novas experiencias ...
< Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. >
buenas ideas
escrito por Cichesi Roberto, junho 08, 2012
lamento no poder expresarme en portugues, pero ello no me impide leerlo y darme cuenta que la propuesta es exelente, alcanzar al alumno la matematica en forma contextualizada es la manera de darle una razon para aprenderla, despertar la curiosidad por ella, saber como funciona y lo principal: para que sirve. En mis clases siempre he buscado un disparador cotidiano como un titulo de periodico para analizarlo desde la matematica o aplicandola a la resolucion de problematicas caseras o laborales.
Otra premisa es dar las razones por las cuales las resoluciones basadas en ecuaciones son como son, demostrando como se conforman y no apelando a la imposicion memoristica, en definitiva estudiar y demostrar como funciona la matematica para luego aplicarla.
felicitaciones por su trabajo.
< Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. >
Ensinar Matemática, buscando os aspectos históricos do passado, presente e futuro.
escrito por Paulo Edmilso, junho 11, 2012
Sou um professor de Matemática, que busca sempre correlacionar os aspectos históricos do passado, presente e futuro dessa ciência em sala de aula.
O trabalho desenvolvido pelo Profº João Nascimento da UFPA, buscando o reforço e ensino dos aspectos históricos da Matemática, é louvável e digno de respeitável consideração.
Parabéns ao Profº Nascimento em divulgar conhecimento científico pela Internet.
< Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. >
Parabéns pelo trabalho.
escrito por Ana Auxiliadora Martins, junho 14, 2012
Sou professora de geografia da rede estadual de ensino e também da área da educação especial.O teatro mexe com a emoção e isso é a base para novas aprendizagens. Estou no meio do ensaio de uma peça baseada no livro "Trilogia das Águas" do Conterrâneo Tatu Pena (Dom Silvério-MG)que fala das bacias hidrográficas: rio Doce; Paraíba do Sul e São Francisco. A experiência está sendo fantástica.

< Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. >
Interesante iniciativa
escrito por Jorge Tejada, junho 15, 2012
Soy docente de matemáticas de Perú
Me parece interesante y adecuada la propuesta de aprender matemática usando el contexto lúdico y permitiendo motivar el aprendizaje mediante el Teatro.
Solicito compartir con usted estas valiosas experiencias

Jorge Tejada | Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
É preciso semear
escrito por José Wilson dos Santos, junho 16, 2012
Olá! Leciono Geometria, Álgebra Linear e história da matemática na UEMS e gostaria de dizer que é revigorante perceber que a licenciatura em matemática está desenvolvendo outros olhares sobre seus método de ensino e, desta forma, superando o modelo "3+1". Iniciativas como esta podem não só questionar os métodos tradicionais de ensino, enrraigado na licenciaturao, como permitir ao licenciando uma nova perspectiva, permitinindo que este perceba que é possível fazer diferente e, a partir daí, possa semear esta idéia, e colocá-la em prática ao tornar-se também um professor.
Ficaria feliz em poder receber material a respeito, o roteiro de alguma peça ou qualquer outro material para que eu possa também ajudar a semear...

< Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. >
Divulgação
escrito por Socorro Carvalho, junho 19, 2012
Caro, professor.

Ótima, sua metodologia. Emprestei o texto e postei em meu blog pessoal. Quando puder passa lá para uma visitinha.www.minhsinspiracoes.blogspot.com Abraços

< Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. >
Alegria de saber...
escrito por Lea Anastasiou, julho 16, 2012
Parabens, professor, precisamos de caminhos desta natureza para avançarmos na construção deste nosso país.
Vou utilizar e divulgar seu material.
Parabéns pelo trabalho
escrito por cloves junior, julho 19, 2012
É muito importante o trabalho que vem desenvolvendo espero que continue desenvolvendo-o. Parabéns.
Forma y contenido
escrito por Yehar, agosto 04, 2012
Interesante y bello leerlo en portugues. Fui malo para las matemáticas precisamente porque era muy formal. El alumno sabe como es, pero no para que sirve: tuve que hacer un muro pero no sabia como asegurarme que estuviera perpendicular. Pero haba que el teorema de Pitagoras podia servir, mi mujer (ella era la mejor alumna de matematicas) me lo recitó de memoria, pero no pudo indicarme como ese Teorema podia ayudarme. Eso es lo que no debe pasar. Saludos y muchas gracias por su envio.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Parabéns, professor
escrito por Rosane Roehrs Gelati, agosto 06, 2012
Sou professora de Língua Portuguesa na Educação Básica e achei interessantíssimo o trabalho desenvolvido. É muito difícil encontrarmos na graduação, professores com projetos de atividades lúdicas. Poucos apostam nisso. Todo mundo fala que precisa ser feito mas não sugere nada e... nada de diferente acontece.
Vou encaminhar este trabalho a vários colegas e acredito que será muito útil. Sempre que tiver algo novo, me envie.
Abraços,

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Parabéns pelo trabalho!
escrito por Stela Souza, outubro 26, 2012
Muito bom esse método. Parabéns professor, temos que fazer com que o aluno se apaixone pela matemática. E isso depende de nós professores. Se for possível me envie o material. Obrigada!

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Parabéns!!!
escrito por Ana Rachel, janeiro 11, 2013
Muito bom encontrarmos professores com tanta dedicação e profissionalismo... a paixão pelo trabalho é que faz toda a diferença...

meu blog: blogdaaninha-sentimentoseopnioes.blogspot.com

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Parabéns!
escrito por Eliane Maria Cocco, janeiro 19, 2013
Olá, professor!
parabéns pela iniciativa e criatividade. Nossas Universidades carecem de uma formação mais prática, mais dinâmica. E nós, da Educação Básica precisamos nos ajudar, dialogar e trocar experiências para que consigamos a atenção dos nossos alunos para a importância da Matemática em nossas vidas.
Sou professora do Ensino Fundamental e Médio e gostaria, se possível, um exemplo de uma peça teatral.
também tenho um blog: http://professoraelianecocco.blogspot.com.br/
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Artes para Transformação
escrito por Déa Santos Melo, fevereiro 20, 2013
Alegria e ânimo ao conhecer uma proposta como esta, vinda de um profissional vindo das ciências ditas "exatas", como se estas as exatas não acolhessem nossas "humanidades", nossas artes, nossas linguagens humanas. Enfim, estamos todos juntos - matemáticos e jornslistas; cientistas e artistas. Isso é criatividade, diversidade por excelência. Parabéns Prof. João Batista.
Déa S Melo - Comunicadora Social; Arteducadora; Jornalista (comunic-acaocriativa.blogspot.com)

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Envio de material
escrito por Maria Ap. Bego Moreira, março 17, 2013
Professor, adorei seu trabalho com Matemática e Teatro. Estou iniciando um trabaho em uma escola aqui em Araçatuba, estado de São Paulo, e gostaria muito de receber este material. Estou procurando inovar o ensino da matemática e com toda certeza este material me ajudará muito. Desde já, agradeço e aguardo retorno. Um grande abraço.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Novos Tempos
escrito por Maria Lizéia Bauer Lentz, abril 11, 2013
Li a sua reportagem e achei muito interessante e gostaria de fazer teatro com o Ensino Médio, tens razão quando fala q temos que mudar a forma de ensinar. Gostaria de receber o material q me ajudará muito nos meus planejamentos. Um abraço.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Conteudos do teatro
escrito por Edivaldo Doroteu, abril 24, 2013
Olá Professor, primeiramente muitos parabens pela iniciativa e pelo excelente trabalho. Minha esposa é Paraense gosto muito da cultura de vocês, no inicio do ano estava ai em belem. Gostaria de pedir o envio de materiais sobre teatro e matemática, tentei uma vez fazer algo na escola onde trabalho mas infelizmente não deu certo junto ao professor de artes, mas estou empolgado em fazer novamente algo depois de ler seus trabalhos e comentários acima. Fico no aguardo!
Abraços.
Prof. Edivaldo Doroteu - Ribeirão Preto-SP.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
boa a iniciativa
escrito por Gabriele, maio 02, 2013
Muito boa a ideia, não tem vídeos dos teatros para que possamos assisti-los aqui no sul do país???

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Educação Matemática no o mundo lúdico, uma experiência exitosa
escrito por Eliane Costa Santos, maio 03, 2013
Olá Prof. João
Sou uma pesquisadora em etnomatemática, faço parte do GEPEm (grupo de estudo e pesquisa em etnomatemática da Fe-USP. Discuto cultura africana em sala de aula de matemática.
Fico sempre entusiasmada quando vejo outras alternativa de diálogo com a matemática ou outras metodologias de ensino da matemática... Parabéns pelo seu trabalho! Sucesso na sua trajetória.
Quero muito ter acesso ao seu trabalho. Fico no aguardo do envio.
Um abração,
Eliane Costa Santos -

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
...
escrito por Adenil Maria Albuquerque da Silva, maio 03, 2013
Bem, professor gostaria mesmo que a metodologia do ensino da matemática pudesse melhorar cada vez mais no ensino fundamental e no médio, pois percebo que ainda fica um pouco a desejar.
Sou Licenciada Plena em Pedagogia e pós graduada em gestão escolar e psicologia educacional.Trabalho como coordenadora pedagógica no ensino fundamental e no ensino médio trabalho como professora de Filosofia e vice gestora, mas admiro muito o educador que percebe o quanto a matemática é util para todos nós e faz dessa ciência um ensino tão importante e significativo para que o aluno possa perceber realmente a verdadeira matemática diante das diversas situações da vida escolar, familiar, política e social.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Jogos matematicos
escrito por jose carlos delgado, maio 04, 2013
Olá professor...bom dia !!!o sr. tem ou indica a alguam literatura sobre jogos matematicos????a matematica é chatas para os meninos e adolescentes e, quero tornar um pouco melhorar aprendizagem...
muito obrigado...jose carlos delgado

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
...
escrito por Paulo Henrique Colonese, maio 13, 2013
Trabalho na Licenciatura (UNIABEU, Matemática0 e Pedagogia (ISERJ) no estado do Rio de Janeiro. Estou montando um Catálogo de Materiais Didáticos para o Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática e também Cadernos Pedagógicos sobre os materiais didáticos para professores. Uma das estratégias é utilizar muito a criatividade dos estudantes como preconizou Froebel e também a literatura. Traduzi uma peça teatral sobre Kepler (disponível para quem tiver interesse) e Hipatia. O texto dos espetáculos teatrais de vocês está disponível a professores e outras escolas?

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
DOUTOR, ENGENHEIRO E ACIMA DE TUDO PROFESSOR
escrito por ROBERTO CANDIDO, maio 16, 2013
Parabéns pela inciativa professor. Mas gostaria de compartilhar um pouco mais com todos que aproveitarem desta matéria. Como todos sabemos qualquer tema que seja abordado, quando vivenciado torná-se prazeiroso, e assim sendo os resultados são muito superiores. O que aborda-se neste caso é necessidade dos conteúdos das mais diversas discplinas serm vividas pelos alunos e assim apreendidas natualmente, o teatro é uma destas formas, mas diversas podem estar em nossas mãos. Precisamos respeitar as tradições, os regionalismos, as caracterísiticas geográficas dentre tantas coisas e buscar alternativas que os conteúdos ministrados em todas as disciplinas façam parte da vida do aluno. Desta forma outras disciplinas que muitas vezes não tem o rótulo de difícieis mas sim de chatas, de "frias" possam dar um cunho de formação de valores a nossos jovens e assim mudarmos a sociedade. Acredito nesta iniciativas que criam no aluno o PRAZER EM APRENDER. Sucesso a todos

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Convocação
escrito por Guilherme Bahia, maio 16, 2013
Ola professor, minha formação foi em Licenciatura em Matemática, mas, quiz o destino que eu trabalhasse no ramo da informática, com isso, a Licenciatura ficou em 2o. plano. Mas, gostaria de ser sempre informado sobre esses trabalhos, e se necessário até participar de suas atividades.
Ats. Guilherme Bahia

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Laboratório...
escrito por ÁGDA MARIA MÁXIMO DE MORAIS, maio 20, 2013
Olá, professor...quero parabenizar pela belíssima idéia de trabalhar a matemática por meio do teatro. Já tive várias iniciativas como trabalhar com professores mensalmente com oficinas matemáticas e com a construção de um laboratório de matemática, pensando numa aula mais prazerosa, mais dinâmica e de uma boa apendizagem. Posso afirmar que não é fácil. Trabalho em escola pública municipal. Gostaria de mais informações, material e conhecer outras propostas, como mencionaste. Desde já muito grata. Muita luz e bênçãos em sua vida. Ágda Máximo

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Muito bom!!!
escrito por Márcia Friedrich, maio 26, 2013
Olá professor João.
parabéns pela iniciativa. Sou professora dos Ensino Fundamental e Superior. Também trabalho de maneira lúdica, pois acredito que a formação de conceitos matemáticos perpassa pela significação por parte do aluno. Se lhe é significativo com certeza lhe causará interesse e consequentemente aprendizagem.
Parabéns.
Márcia

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Parabéns
escrito por Andrenws, maio 28, 2013
Parabéns pela iniciativa. Um trabalho bastante interessante e instigante, o que aproxima os alunos à reflexão no cotidiano.
Gostaria de acrescentar meu e-mail na lista para receber o material e outros eventos do grupo. Abraços.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
teatro e matematica
escrito por rosimeyre da silva scarabelli, maio 28, 2013
achei super interessante,e gostaria de receber a peça por escrito,leciono matematica para o tempo integral.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
AMPLIANDO A VISÃO
escrito por Marco Antonio Santilli, junho 12, 2013
PARABÉNS Prof. João Batista !!!! Muito bom o trabalho da matemática interagindo com o teatro, tenho tentado de forma semelhante com o vôlei, mas não recebemos o devido apoio infelizmente, com o objetivo de melhorar a qualidade aos alunos, desta ciência maravilhosa.
blog mascurtindomatematica.blogspot.com.br
Um grande abraço, desejando MUITO SUCESSO deste seu trabalho.
Professor Santilli

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
solicitação
escrito por vera gama, julho 01, 2013
Olá professor!
Trabalhona fundação Educacional de Volta Redonda na equipe de implementação pedagógica e fiquei muito interessada no teatro de geometria .
Pelo visto , todos por aqui na lista gostaram também.
È possível enviar - me a peça de geometris?
como gosto muito de socializar , posso mandar para vocês um tutorial sobreo geogebra ou sobre o poly ou sobre o `rezi ou sobre HAgaquê, etc.
Um abraço
Véra Gama

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Matemática dá prazer
escrito por Edina Azevedo soares dos Santos, julho 22, 2013
Amei teu trabalho e gostaria muito de receber teu material por e-mail, sobretudo a peça que criaste sobre as figuras geométricas e outras que tenhas, pois sempre quis aplicar mais lúdico, além de jogos, em minha prática e não se consegue muito. Agradeço desde já.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
PARABÉNS PELO BELO TRABALHO
escrito por VALDIRENE NASCIMENTO SANTOS, julho 23, 2013
Em premissa, congratulo pela ideia maravilhosa, gostaria de receber o material para poder trabalhar docentes e discentes do meu municipio,pois o mesmo é muito pobre em material e subsidios nessa área, pois eu acredito que é uma inovação no ensino da Matemática.
Abraços e muito sucesso.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
parabens
escrito por NASMA DA GLORIA, agosto 08, 2013
primeiro vou me apresentar sou docente da UP - DELEGACAO DE QUELIMANE. Gostei da iniciativa do teatro, conversei com alguns colegas e tamos a pensar em implementar o teatro para as jornadas cientificas a decorrerem no proximo mes para tal solicitamos a vossa ajuda.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
gostaria de saber mais sobre o assunto
escrito por jarley lima, outubro 12, 2013
Muito interessante. Professor João Batista é muito bom saber que alguém procura novos métodos de ensinar matemática, pois traria assim um gosto em estudar a disciplina.
APRENDENDO A ENSINAR
escrito por JOSE DA SILVA CAMARGO, outubro 25, 2013
APRENDENDO A ENSINAR.
Saudações ao Digníssimo Professor João B. do Nascimento.
Como bem diz a colega logo abaixo; acredito que grande parte do Sucesso de qualquer Matéria Didática esta na arte de ENSINAR. Muito mais do que do aluno em aprender. Me lembro das palavras de um Pregador numa Assembleia Cristã; "DE HOJE EM DIANTE FICA ESTABELECIDO QUE O MOTIVO DE MUITOS DORMIREM NA IGREJA E LOCAL DE CULTO, CABE AO "ORADOR"
Tombem estive em São Luiz do Maranhão em 1993, numa grande Ferrovia Ensinando a Técnica de Inspeção por Ondas Ultrassonicas nos Trilhos da Ferrovia. Iniciei com uma frase de alto impacto; SE ALGUÉM NESSA CLASSE NÃO APRENDER ESSA NOVA MODALIDADE DE INSPEÇÃO 1 EU VOU DAR UM TIRO NA MINHA CABEÇA. Nem precisa dizer que dos 8 (oitos) alunos a menor nota final foi 9.5. Muitas vezes em qualquer ensinamento seja de que Grau for; o Sucesso esta na arte de ensinar do Professor. PARABENS E SUCESSO AO SENHOR.

Práticas de ensinar e aprender ou de aprender a ensinar?)

Cordialmente Grato Assinado Jose da Silva Camargo- Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Toornando a matemática mais fascinante
escrito por SAMUEL DA MATA, dezembro 04, 2013
Publiquei um livro desmitificando cerca de 250 enigmas matemáticos - respondendo e explicando desafios de baixa a ate a alta complexidade. Procurei discutir o porque dos equívocos na busca da solução.

www.eureka-enigmas.com
Outra referência no tema
escrito por Prof. João Batista( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ), dezembro 23, 2013

Abaixo vai outra referência no tema Matemática & Teatro. Lembro que quem quiser conhecer mais da minha proposta, deixe e-mail ou peça diretamente pelo meu e-amil

==========
A peça de teatro X&Y

http://www.revistacalculo.com.br/2013/12/06/a-peca-de-teatro-xy-62/
Outra reportagem no tema
escrito por Prof. joão Batista do Nascimento, janeiro 30, 2014



A sala é um palco

http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/199/a-sala-e-um-palcoprofessores-procuram-na-linguagem-teatral-uma-301125-1.asp

Tabuada Fácil
escrito por Maria das Dores de sousa Melo, março 11, 2014
Sou pedagogo e desenvolvi um método para ensinar a Tabuada, de uma forma bem agradável e que simplifica bastante o conteúdo. fiquei deveras interessada em conhecer esse teatro que aborda a Matemática, e parabenizo o seu criador pela brilhante iniciativa, mesmo porque a Matemática continua sendo o gargalo da classe estudantil.

Maria das Dores de sousa Melo - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
...
escrito por Prof. Sérgio, abril 09, 2014
Professor, primeiramente parabéns pela iniciativa. Uma aula diferente da habitual é muito interessante para se quebrar a dura rotina de uma unidade escolar. Mas, e como fica a resolução de exercícios? Para aprender matemática de fato, o aluno vai ter que sentar por horas a fio e aplicar a teoria nas mais variadas situações que existem. E isso continuará sendo chato.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Socializando
escrito por Prof. João Batista do nascimento, abril 15, 2014
http://leguff.weebly.com/


https://www.facebook.com/astentativas
eu tambem trabalho com teatro cientico na Fisica
escrito por Maria de Fatima Salgado, maio 23, 2014
Parabens professor Joao.
conheço sua luta. Nos também produzimos peças de teatro para facilitar a aprendizagem da fisica. é duro, da trabalho, mas vale a pena.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Ao Prof. Sérgio
escrito por Prof. João Batista, junho 04, 2014
Estudar é o trabalho mais duro que há e nada do que proponho sequer funciona sem essa parte dura e necessária. O que chamo atenção é que nisso é preciso evitar ao máximo colocar mais dureza, como livro didático que faz verdadeiras panaceias com os conceitos de matemática.
Tese ded mestrado da USP no tema
escrito por Prof. João Batista do Nascimento, junho 21, 2014
TEATRO: MATERIALIZAÇÃO DA NARRATIVA MATEMÁTICA, Andréa Gonçalves Poligicchio, tese de mestrado orientada por Maria Cristina BonomiFEUSP

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23042012-152833/pt-br.php

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
todas as novidades que vc. tiver sobre Matemática
escrito por MARIA FRANCISCA DE OLIVEIRA, junho 25, 2014
OLÁ, PROFESSOR É UM PRAZER PODER COMPARTILHAR COM VC. ESSA DISCIPLINA MARAVILHOSA, TÃO CHEIA DE NOVIDADES. GOSTEI MUITO DO TEATRO SOBRE GEOMETRIA. OBRIGADO
PROFA. MARIA FRANCISCA

MARIA FRANCISCA DE OLIVEIRA | Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Epistemologia do professor de matemática (Ed. Vozes, 2012)
escrito por Fernando Becker, julho 22, 2014
Fiz pesquisa com professores de matemática, investigando suas concepções epistemológica (publicada sob o título acima), e tenho que concordar com João Batista quando diz que se mostra "cético quanto a possíveis mudanças no modelo tradicional de se ensinar a ciência na rede básica, o qual ele considera extremamente deficiente e ultrapassado". Eu acrescentaria, não só na rede básica, mas também na graduação universitária e na pós-graduação. A matemática não está na natureza, nem na mente do recém-nascido. Ela é uma complexa construção humana, realizada em milhares de anos e reconstruída por cada indivíduo no decorrer de sua vida. É a forma que a humanidade criou, a partir de suas ações, para interpretar toda a realidade; mas ela só existe na mente humana na medida em que é construída para si por cada indivíduo. Essa construção precisa de ajuda. O professor de matemática exerce essa função. Acontece que do jeito (metodologia de ensino) que o professor atua, ele mais atrapalha do que ajuda. Parabéns ao João Batista por inventar um caminho no qual os alunos possam ativamente realizar para si essa magnífica construção - construção fundamental para uma cidadania substantiva.

Fernando Becker | Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Epistemologia do professor de matemática (Ed. Vozes, 2012)
escrito por Fernando Becker, julho 22, 2014
Fiz pesquisa com professores de matemática, investigando suas concepções epistemológica (publicada sob o título acima), e tenho que concordar com João Batista quando diz que se mostra "cético quanto a possíveis mudanças no modelo tradicional de se ensinar a ciência na rede básica, o qual ele considera extremamente deficiente e ultrapassado". Eu acrescentaria, não só na rede básica, mas também na graduação universitária e na pós-graduação. A matemática não está na natureza, nem na mente do recém-nascido. Ela é uma complexa construção humana, realizada em milhares de anos e reconstruída por cada indivíduo no decorrer de sua vida. É a forma que a humanidade criou, a partir de suas ações, para interpretar toda a realidade; mas ela só existe na mente humana na medida em que é construída para si por cada indivíduo. Essa construção precisa de ajuda. O professor de matemática exerce essa função. Acontece que do jeito (metodologia de ensino) que o professor atua, ele mais atrapalha do que ajuda. Parabéns ao João Batista por inventar um caminho no qual os alunos possam ativamente realizar para si essa magnífica construção - construção fundamental para uma cidadania substantiva.
Convido conhecer
escrito por Prof. João Batista do Nascimento, outubro 04, 2014
Um dos trabalhos mais inspiradores em matemática e teatro é da matemática italiana Maria Rosa Menzio, http://www.teatroescienza.it/chi_sono.htm, https://www.facebook.com/teatroescienza
Professora
escrito por Eny L. Fernandes, novembro 01, 2014
Excelente ideia. Tenho certeza que os estudantes vislumbrarão um novo olhar nessa estratégia e prazerosamente gostarão de estudar matemática.
Química & Teatro
escrito por Prof. João Batista do Nascimento, março 26, 2015
Um dos grupos em Teatro e Química

http://www.ufscar.br/ouroboros/
Matemática..
escrito por Sidney Silva, maio 14, 2015
Com a Matemática não se brinca, você acaba convivendo com ela..Sidney.
Olá!
escrito por Adriana Pereira , maio 18, 2015
Parabéns pelo trabalho!
Sou professora de Matemática, gostaria de receber seu material.
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
jogos eletrônicos como recurso para a resolução de problemas
escrito por Ranielle Afonso Pinheiro , maio 19, 2015
Escrito por Ranielle pinheiro, maio 19,2015
Professor gostei muito da ideia do teatro mais gostaria de saber se você tem algum material sobre o meu tema de TCC que é com os jogos eletrônicos ajudando nas aulas de matemática
jogos eletrônicos como recurso para a resolução de problemas
escrito por Ranielle Afonso Pinheiro, maio 19, 2015
Escrito por Ranielle pinheiro, maio 19,2015
Professor gostei muito da ideia do teatro mais gostaria de saber se você tem algum material sobre o meu tema de TCC que é com os jogos eletrônicos ajudando nas aulas de matemática
Matemática, língua universal!
escrito por Ubiratan Júnior, junho 08, 2015
Olá! Parabéns professor Batista! Êxito na sua jornada , quebrando "paradigmas" ○/○/○/
Parabéns!
escrito por Jeane Fernandes, junho 12, 2015
Ótimo trabalho! Não só por envolver interdisciplinaridade entre Matemática e Arte, mas também por colocar os estudantes como protagonistas de sua prendizagem!
Muito interessante...
escrito por Elenice Correa, julho 22, 2015
Uma proposta inovadora e que muda completamente a forma de aprendizado. Parabéns professor pela coragem em ter essa iniciativa tão bonita.
MESTRADO
escrito por vinicius, julho 26, 2015
Boa noite. Muito legal o seu trabalho. Eu sou ator e licenciado em matemática e especialista em ensino de matemática e meu objeto de estudo para mestrado é justamente a utilização do teatro como forma de ensino. Caso possa trocar alguns materiais e dicas por email. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. OBRIGADO
professora
escrito por leticia, julho 29, 2015
Parabens pela iniciativa, muito interessante o trabalho de vocês,gostaria de ter acesso ao material. ..obrigada
AVISO IMPORTANTE
escrito por Prof. João Batista do Nascimento, agosto 15, 2015
Quem deixou e-mail aqui e não recebeu nenhum informe, por favor olhe SPAM e lixeira do seu e-mail, pois sistemas tendem tratar esse meu e-mail por isso. Qualquer dúvida mande mensagem pelo Face https://www.facebook.com/profile.php?id=100009348279475

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Novo olhar sobre a matemática
escrito por Edgard, agosto 22, 2015

Parabens pela iniciativa, muito interessante o trabalho de vocês,gostaria de ter acesso ao material. ..obrigado

Escreva seu comentário
menor | maior

busy