Jornal da Universidade Federal do Pará. Ano XXX Nº 130. Abril e Maio de 2016

Copaíba tem efeito neuroprotetor

Adriano Santos no Laboratório de Neuroproteção
e  Neurorregneração Experimental do ICB

por Paulo Henrique Gadelha / Junho e Julho 2012
foto Bianca d’Aquino

 

De acordo com o professor Walace Gomes Leal, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Pará (UFPA), a Medicina Popular defende que um dos benefícios do óleo da copaíba é o efeito anti-inflamatório para doenças da pele e de outros tecidos. A partir disso, surgiu o questionamento: será que o composto natural poderia ter algum efeito no sistema nervoso central?

O questionamento motivou o biólogo Adriano Guimarães Santos a produzir a Dissertação Efeitos anti-inflamatórios e neuroprotetores do óleo-resina de Copaifera reticulata Ducke após lesão excitotóxica do córtex motor de ratos adultos, orientada pelo professor Walace Leal. A pesquisa, defendida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular do ICB, foi realizada no Laboratório de Neuroproteção e Neurorregeneração Experimental e financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa).

"Nenhum outro laboratório havia investigado se o tratamento com o óleo de copaíba tinha algum efeito anti-inflamatório em um modelo experimental de uma doença do sistema nervoso central. Então, consideramos pertinente realizar esse estudo na UFPA", esclarece o professor.

Neste modelo experimental, fora injetada uma neurotoxina (substância tóxica que pode lesar o sistema nervoso) no cérebro de ratos. Esse procedimento causa uma lesão semelhante à provocada pelo Acidente Vascular Cerebral (AVC), "nós anestesiamos esses animais e introduzimos a neurotoxina. Então, induziu-se a uma lesão neural aguda e à perda tecidual devido à substância. Essa ação gerou, ainda, um déficit motor, o que simula uma doença humana como o AVC", explica o professor.

Resultado será referência para tratamento em humanos

Como parte da metodologia, foram utilizados mais dois grupos de ratos, tratados de forma diferente. Um grupo recebeu uma solução salina estéril (soro fisiológico), contendo sódio e água. Esse composto, de acordo com Walace Leal, era um placebo, substância administrada como controle do experimento e com efeito inócuo.

"Já o outro grupo foi tratado com óleo de copaíba, diluído em uma concentração que era considerada adequada", destaca o docente. Após os experimentos, os pesquisadores constataram que, "no grupo de animais tratados com copaíba, houve uma diminuição da inflamação no sistema nervoso central e uma melhor proteção desse sistema contra lesão, ou seja, neuroproteção. Esses foram os dois principais resultados encontrados", revela Walace Leal.

A pesquisa contou com a colaboração de dois engenheiros químicos da UFPA, Raul Carvalho e Lucinewton Silva de Moura, os quais realizaram um estudo da composição química do composto natural. Osmar Lameira, agrônomo e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), também contribuiu fornecendo o óleo da copaíba. Segundo Walace Leal, utilizar material de uma árvore conhecida é condição imprescindível para esse tipo de pesquisa.

Segundo o orientador da Dissertação, a simulação feita com ratos e os resultados encontrados com os experimentos podem, posteriormente, servir como referência para o tratamento de doenças do sistema nervoso em humanos. "Evolutivamente, os mecanismos que causam lesão em ratos são muito parecidos com os de humanos. E para se apreender o que pode acontecer em doenças de humanos, é necessário, primeiramente, fazer experimentos em animais. Um rato com AVC, por exemplo, bem como um humano que sofre com essa doença apresentam problema motor, lesão e inflamação no cérebro. Nota-se, portanto, que as consequências lesivas são as mesmas", considera.

Próximo passo é isolar componentes ativos do óleo

Contudo, para aplicar o estudo em seres humanos, é indispensável a realização de mais pesquisas sobre a aplicabilidade do extrato da copaíba. Depois dos experimentos em ratos, a investigação seria feita em primatas. Antes de se chegar aos humanos, é necessário descobrir quais os princípios ativos responsáveis pelos efeitos anti-inflamatório e neuroprotetor do óleo de copaíba.

Segundo Walace Leal, atualmente, nenhum anti-inflamatório é usado para diminuir a lesão de uma doença do sistema nervoso. Então, se o estudo com a copaíba realmente funcionar em humanos, uma substância derivada do óleo dessa árvore pode ser utilizada para minimizar a inflamação.

"Assim, talvez tenhamos descoberto um composto natural, da Amazônia, que tenha um efeito anti-inflamatório para doenças do sistema nervoso central. Isso seria uma grande conquista para a sociedade. Até o momento, quando uma pessoa que sofreu um AVC chega ao hospital, pouco se pode fazer. Então, esses pacientes poderiam receber um derivado da copaíba que atenuasse a inflamação e protegesse o cérebro. Seria um remédio anti-inflamatório com efeito neuroprotetor", defende o professor.

O próximo passo da pesquisa será, justamente, a busca pelo isolamento do princípio (ou princípios) ativo(-s) do óleo da copaíba. Com essa possível delimitação, o tratamento será feito com os componentes ativos já isolados. O procedimento vai se dar, primeiramente, com ratos e, depois, com primatas. Com a descoberta desses princípios ativos, "seria possível apontar, precisamente, quais substâncias do óleo de copaíba promovem o efeito anti-inflamatório e a neuroproteção, as quais, futuramente, poderão ser utilizadas como medicamento para o tratamento de seres humanos", finaliza Walace Leal.

comentários (15)
Poderá a Copaíba ser usada na cura da inflamação celular?
escrito por Theodomiro Gama Júnior, julho 09, 2012
Desde criança utilizo a Copaíba para tratar as minhas inflamações e infecções. Ainda criança sofria muito de inflamação nas amídalas. Durante quase 1 ano minha mãe aplicou copaíba com mel nesta área infectada, livrando-me desse problema até hoje, com quase 60 anos de idade. Atualmente,em períodos alternados tomo copaíba com água pela manhã, antes da primeira refeição, o que tem me proporcionado um bom funcionamento do aparelho digestivo. Portanto, acredito que essa substância poderá futuramente curar as inflamações celulares que acontecem nesse sistema digestivo, levando a morte milhares de pessoas. É uma sugestão para novas pesquisas: a cura do Câncer. Obrigado por confirmarem através da ciência o que já sabíamos de maneira empírica.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
...
escrito por Fernanda Castro, agosto 07, 2012
Parabéns pela matéria postada, esse é um assunto muito interessante para a comunidade acadêmica, e valoriza a nossa cultura popular.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Graduando em Licenciatura em Química.
escrito por Renata Gonçalves da Mata, agosto 08, 2012
Excelente pesquisa, a qual despertou-me uma imensa curiosidade sobre o assunto tratado. Parabenizo os pesquisadores envolvidos e desejo-lhes sucesso nesta busca pelos princípios ativos do óleo de copaíba responsáveis pela neuroproteção do SNC( Sistema Nervoso Central) e o mais popular antiinflamatório.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
...
escrito por Maria de Jesus Araujo, agosto 09, 2012
Na pesquisa com os ratos, foi aplicado o tratamento imediatamente após a indução da moléstia, onde foi notado algum resultado positivo. Será que o efeito em casos tardios, como por exemplo, em pacientes que já sofreram o AVC a mais de 3 anos e ficarma com sequelas, seria positivo? poderemos ter esperança de melhora no quadro clínico?

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Agradecimento.
escrito por Liger Pimenta, agosto 09, 2012
Bom dia, fiquei muito feliz com esses resultados.Que a luz do conhecimento esteja presente a cada dia nas suas certezas.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Portadora de Esclerose Multipla!
escrito por Beatriz, agosto 20, 2012
Fiquei muito feliz em saber do desenvolvimento desta pesquisa, pois em 2010 fui diagnosticada com esta doença que causa lesões no SNC e por favor, qualquer informação a esse respeito mantenham-me informada. Que vcs sigam com êxito e muito sucesso!!!!

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
EFEITO COPAÍBA
escrito por Ermival, setembro 20, 2012
Posso afirmar categoricamente, eu desmarquei duas vezes o procedimento cirúrgico das amídalas, no Hospital de Aeronáutica de Belém, iniciei tratamento das mesmas com óleo de copaíba e nunca mais tive problemas, sou um cidadão curado. Sou Sargento da Aeronáutica. pela atenção obrigado.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
beneficios do óleo de copaiba
escrito por Bianca , dezembro 19, 2012
é certo que o óleo de copaíba age nos 9 sistema do corpo humano dando um grande passo em diversos tratamentos inclusive contra alguns tipos de câncer. Li sobre esse assunto em um outro artigo

http://oleo-copaiba.com/os-beneficios-do-oleo-de-copaiba-nos-9-sistemas-do-corpo-humano.html

Acho que vai ajudar muito quem tiver interesse.

Grata

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Cura do Câncer de prostáta
escrito por Nasário, dezembro 28, 2012
Desejava saber se o uso frequente do Óleo de Copaíba ajuda combater o Câncer de prostáta..Obrigado pela atenção

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
cura de AVC
escrito por Darci Ramos de Vargas , maio 19, 2013
Há 3 anos atras sofri um AVC fiquei paraplégico durante um mês, não falava não me mexia, com exercícios de fisioterapia aos seis meses ja estava caminhando de muleta e com um ano voltei a frequentar a Universidade onde curso Psicologia. Mas o que queria dizer é que a dois meses estou tomando o óleo de Copaíba e me sinto mais flexível não só na parte motora mas a plasticidade se estendeu também ao cognitivo o que faz com que eu possa ir para a faculdade de bicicleta. Acredito realmente no beneficio que esse óleo trás para que sofreu AVC . Gostaria de mandar algumas fotos para mostra do que ja conquistei mas não sei como.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
tambem vou tomar oleo de copaiba
escrito por fernando, junho 12, 2013
isso mesmo pessoal tive lendo sob os efeitos do oleo e muito bom o resultado muitas pessoas teve tratamentos posivos com um produto natural ate mesmo isarael que importar o produto como oleo de alicrim e andiroba e etc eles querem d 3 a 10 contaniers varias toneladas conserteza eles ja tem resultados exelentes do produtos naturais muiutos paises estao de oLho na amazonia temos na mata muitos tipos de remedio que nao foram descobertos (recomendamo o oleo de copaiba)

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
reticulata ducke
escrito por Luiz Carlos De Araujo Luiz Araujo, dezembro 26, 2013
Muito bom ESE . uso a muitos anos...
estou tomando o óleo de copaiba a 1 mês...
escrito por Matheus, outubro 19, 2014
Estou tomando o oleo a 1 mes,sou atleta de musculação e de corrida, e senti muita diferença no aumento da força muscular! Isso é outra coisa que deve de se estudado, aumento muito minha força, acho que uns 40% é bom mesmo esse negócio...

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
oleo de copaiba
escrito por zeny santos, outubro 21, 2014
faço uso do oleo de copaiba a 1ano oleo tirado direto da mata, nao tem contra indicaçao . nao fica esperando experiencia medica ,Deus ja providenciou tudo
ja tenho mais de 50 pessoas que estao tomando e so temos resultados positivos
entra no blog do lucio engenheiro florestal e voces vao ficar impressionados
e chegar a conclusão que a medicina esta muito atrasada.matavivablogspotengenharia.com

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


saude natural
escrito por ivone, fevereiro 04, 2015
coitado dos ratos.... torturados por sádicos.....todos sabem que copaíba faz bem, pra ter saude alcalinize,limpe oxigene a s veias com vegetais organicos http://vone333.no.comunidades.net http://thealkalineman.com

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Escreva seu comentário
menor | maior

busy